Vantagens e desvantagens de ter uma uma máquina lava-louças

Ter um eletrodoméstico sem dúvida trás vários benefícios em uma residência, porém, é preciso atentar para os pontos negativos que podem acarretar.

Vantagens de ter uma máquina lava-louças

Tempo livre

Ao adquirir uma lava-louça você automatiza aquela tarefa que para muita gente é chata. Afinal de contas hoje em dia no mundo moderno as pessoas estão sempre ocupadas demais com seus afazeres.

A automatização permite ter tempo livre para fazer atividades do trabalho ou mesmo outras atividades domésticas necessárias.

Economia de água

Muitos modelos de lava-louças prometem até 80% de economia no uso da água quando comparada a lavagem tradicional na pia com as mão.

Isso é muita coisa e do ponto de vista ambiental e ecológico cada vez mais em voga, ter uma máquina com essas características sem dúvida é uma ótima aquisição.

Louças mais limpas

Nem sempre estamos com energia para lavar as louças corretamente e algumas vezes o resultado não é bem o esperado.

Mas com o uso das máquinas lava-louças a limpeza dos utensílios é impecável, bastando para isso seguir as instruções dos manuais do fabricante.

Desvantagens de ter uma máquina lava-louças

Preço

As lava-louças variam bastante de preço a depender do modelo, marca, funcionalidades, etc. Porém, uma boa lava-louça não sai por menos de R$ 2.500,00.

Os modelos mais sofisticados chegam facilmente aos R$ 4.000,00 o que pode ser uma barreira para muitas pessoas.

Consumo de energia

Se a lava-louça é acionada várias vezes ao dia por vários dias durante a semana sem dúvida isso terá um custo.

Esse custo será refletido na conta de energia elétrica, porém, muitos modelos de lava-louças possuem funções inteligentes que ajudam a economizar energia. Por isso, a pesquisa de mercado tem que ser bem feita para escolher a melhor lava-louça.

Frequência de manutenção

Como qualquer eletrodoméstico a lava-louça inevitavelmente, em algum momento irá precisar passar por manutenções.

Quanto mais for usada e dependendo da forma como for usada as manutenções serão mais periódicas, o que com certeza acarretará em custo de tempo e dinheiro.

Não lava todo tipo de louça

É preciso atentar que as máquinas lava-louças não são indicadas para lavar todo tipo de louça ou utensilio da cozinha.

Por isso, o melhor a se fazer é ler atentamente o manual do fabricante para saber quais louças podem e quais não podem ser lavadas na máquina.

Muitos fabricantes disponibilizam seus manuais no próprio site, dessa forma o usuário consumidor pode ter acesso as características da lava-louça ante mesmo de comprá-la.

Deixe um comentário